AR MULT já emite certificados digitais via videoconferência

A AR MULT foi uma das pioneiras no país em emissões via videoconferência. O sistema já está disponível aos nossos clientes e parceiros desde o final do mês de março/2020. Estas emissões dar-se-ão na presença de dois Agentes de Registro (AgR) sendo um, o emissor do certificado, que colhe a documentação, inclui no sistema e faz a videoconferência e outro, do setor de verificação da AR MULT, que faz a conferência da documentação, verificação do áudio e vídeo e aprova o certificado, lembrando que se o cliente não possui token / cartão disponível deverá, antes, fazer a aquisição do mesmo, via site da AR MULT, ou utilizar o modelo A1, em arquivo executável, que não exige mídia.

As emissões dar-se-ão para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem biometria coletada anteriormente (cadastro no PSBio).

A Medida Provisória 951, de 15 de abril de 2020, que flexibiliza a emissão de certificados digitais ICP-Brasil foi publicada. Nos próximos 120 dias, qualquer emissão, inclusive a primeira, poderá ser feita por videoconferência, ou seja, não precisa nem de cadastro prévio de biometria. Entretanto a mesma necessita ser regulamentada, antes de entrar em vigor. A partir daí se contam os 120 dias e, também, só para certificados digitais com validade de um (01) ano e não passível de renovação, de forma a se minimizar o risco de fraudes.